Já são mais de 50 pessoas acompanhando notícias sobre a Covid-19 diariamente no canal do Telegram. Assine também!

t.me/ldmcovid19

Eu acredito muito nas iniciativas das empresas têxteis em produzir máscaras para as equipes de saúde e para a população. Mas seria bom que produzissem no mínimo máscaras cirúrgicas, com as mínimas questões de segurança respeitadas. Senão não vão passar de fashionismo.

Divulgadores e jornalistas não precisam ficar chateados pois estão há tempos informando e pedindo que as pessoas não saiam de casa e mesmo assim elas saem. Isso não funciona em lugar nenhum. O que impede pessoas de sair é lei, fiscalização e multa.

Esta é a hora em que governos de verdade mostram para quê eles servem. E para quem. Eles servem às pessoas. Governos de verdade não estão medindo esforços para conter a pandemia em seus países. Estão salvando a economia garantindo um mínimo de conforto e bloqueando tudo.

"Aín, li por aí que vitamina D é bom contra o coronavirus, vou laucomprar na farmácia"

Nada confirmado, mas se quiser mesmo, nem precisa comprar nada. Só tomar sol todos os dias (atenção para os melhores horários, afinal, cancer de pele).

Ainda sobre o comunicado dos infectologistas. 1000 casos em São Paulo corresponde a 0,01% da população, em uma cidade com cerca de 5 mil leitos de UTI. Em uma cidade de 30 mil habitantes equivaleria a 3 casos. E esta cidade tem zero leitos de UTI. Dá pra aplicar a mesma regra?

A determinação para se fazer o teste na rede pública de saúde é ter febre + sintoma pulmonar + ter vindo do exterior a menos de 14 dias ou ter contato com alguém que veio do exterior ou que é suspeito/confirmado.

Se você não tem esses casos, não adianta ir ao hospital.

Mas cuidado, gente, estar alerta é diferente de estar em pânico. Precisamos estar alertas e seguir as recomendações, mas não precisamos entrar em pânico e sair comprando o estoque todo do supermercado.

Esse governo é extremamente inepto, despreparado e irresponsável. Os hospitais não tem nenhuma informação de como proceder com suspeitos de infecção por Covid-19. Não sabem se você deve ir para fazer exame, se vão colher e enviar para fora ou se vão enviar a pessoa pra fora.

Bastante gente comprando álcool gel 70 de limpeza no supermercado ao invés do da farmácia. Ok, funciona também. Só tomem cuidado pois álcool resseca a pele e os de farmácia, para mãos, geralmente tem glicerina ou outro componente para evitar o ressecamento.

Já pensaram que louco se os alunos das universidades fizessem paralização para que as aulas fossem suspensas devido ao coronavírus, já que o governo está pressionando os reitores a não suspender?

Em tempo para o Dia Internacional das Mulheres. Nesse episódio. conversamos um pouco sobre neurossexismo. a visão de que a maior parte das diferenças sexuais e de gênero no cérebro têm a ver mais com questões políticas e culturais do que com ciência. Entrevistamos Marta Soares (CIBIO/Universidade do Porto) pra falar sobre a teoria do cérebro mosaico. uma visão alternativa. mais consistente com os dados. e mais interessante sobre as diferenças no cérebro de homens e mulheres - 1/2

Não vi o filme, mas o livro "A garota no trem" é muito bom. Bem interessante a forma de escrita e como é diferente uma protagonista feminina escrita por mulher em relação a uma escrita por homem (como em Artemis, por exemplo).

Uepa e Unifesspa desenvolvem o projeto SinapseCast shar.es/aH02sH

Show more
Biologia na Web

Temas gerais mas com inclinação para divulgação científica. Entrada sujeita a aprovação. Leia o código de conduta antes de se inscrever.